O objetivo do presente artigo é trabalhar a história da relação das mulheres das elites de Belém com a moda em voga no final da década de 1910 e início dos anos 1920, pensando a importância que o uso de vestimentas e acessórios possui para o enquadramento simbólico dessas mulheres dentro da alta sociedade belenense, bem como dando destaque e relevância para a valorização do individualismo burguês que estava cada vez mais crescente na sociedade do início do século XX e podia ser percebido por meio do vestuário. Nesse sentido, buscou-se compreender, por meio de jornais e revistas, como era veiculado e representado um ideário de mulher. Dessa forma, realiza-se a análise das colunas de moda da colunista “Maria de Magda” no periódico “A Semana: A revista ilustrada” dos meses de fevereiro a maio de 1919, bem como dos jornais paraenses, que no decorrer da década de 1920, começam a dar mais destaque para a figura feminina. O período pesquisado compreende os anos de 1919 a 1923. Essa pesquisa investiga o impacto da moda na sociedade paraense da época, especialmente no que diz respeito às tendências e costumes ligados ao universo sociocultural das mulheres das elites. As colunas não apenas promoviam ideologicamente o estilo, mas também as posturas e os comportamentos femininos ideais. Assim, a moda pode ser um objeto representativo crucial na compreensão das práticas sociais em uma uma época específica. A influência e o papel da moda na sociedade da Belle Époque belenense são analisados sob uma perspectiva política, demonstrando como a moda pode estar conectada às relações de poder, das ideologias e das transformações sociais da época. O objetivo do presente artigo visa compreender a importância do vestuário enquanto afirmação simbólica do enquadramento social das mulheres de elite e do avanço do individualismo. Foi possível constatar, por meio da análise dos periódicos, que havia um ideário feminino de comportamento, de vestuário e de moda que orientava a vida e a personalidade das mulheres de elite. Conclui-se que o estudo da história das práticas e representações sociais ligadas à moda e à feminilidade revela comportamentos e ideais em circulação na alta sociedade.
Palavras-chave: Mulher. Moda. Comportamento. Belém do Pará. Periódicos.
Morgana Pinto Amaral
em resposta ao Trabalho
Excelente pesquisa e lindamente explicada pelas duas pesquisadoras.
Caroline Maria Silva de Medeiros
em resposta ao Trabalho
Achei muito importante para entender como a moda pode ser utilizada com um importante demarcador de classe na Belle époque de Belém, e também pode ser interpretada tanto como capital econômico, como simbólico.
Aline Emilly Silva do Nascimento
em resposta ao Trabalho
Trabalho muito interessante!