4 amigos: a consolidação do stand-up enquanto um gênero da comédia no Brasil

Co-autor(es): -
Orientador(a): Fábio Leonardo Castelo Branco Brito
Área temática: História Oral: práticas, discursos e performances

O estudo se baseia na análise das performances do grupo 4 Amigos, juntamente com entrevistas disponíveis no Youtube que detalham as trajetórias individuais de seus membros e suas influências no cenário da comédia Stand-up. O humor, em sua variedade de expressões e enquanto fenômeno temporal, confronta uma exigência metodológica crucial: a evitação de definições rígidas e conceitos específicos que busquem capturar sua totalidade. Apesar disso, as estruturas que influenciam nossa percepção do mundo – corpo, inteligência e linguagem – mantêm-se, mesmo em constante movimento, sob a égide da racionalidade. O riso e o humor, como formas comunicativas, desempenham um papel fundamental nos processos de interação social, sendo compartilhados, moldados e situados social e culturalmente em limites espaciais e temporais. Nesse contexto, o foco desta pesquisa é investigar o processo de consolidação do Stand-up comedy como um gênero cômico no Brasil. Os objetivos específicos incluem a discussão das rupturas e continuidades entre grupos anteriores, compreensão do papel da migração dos comediantes para São Paulo e a análise dos elementos significativos na popularização do gênero, considerando o impacto dos recursos de mídia no desenvolvimento das carreiras na comédia. A relevância deste trabalho reside na compreensão e contextualização do gênero Stand-up comedy no Brasil, preenchendo uma lacuna na literatura ao explorar sua consolidação em meio à diversidade de performances humorísticas. A análise histórica e evolutiva do Stand-up no país enriquece a compreensão das múltiplas formas de comédia existentes. No entanto, é importante mencionar que esta pesquisa encontra-se em uma fase de análise de fontes digitais, buscando estabelecer um diálogo consistente com a bibliografia existente sobre o tema. Esta análise minuciosa visa uma compreensão mais profunda do Stand-up comedy no Brasil, ainda considerado um gênero pouco definido, mas com um papel social e uma relevância simbólica que merecem investigação detalhada. Como conclusão preliminar, observa-se que o Stand-up comedy no Brasil é um campo em constante evolução, ainda carecendo de definições precisas como gênero humorístico e carreira artística. Destaca-se a importância de compreender esse gênero em suas particularidades, transcendendo sua posição secundária em investigações sociológicas e ressaltando sua relevância intrínseca como objeto de estudo significativo e influente na cultura contemporânea brasileira.

Palavras-chave: Stand-up. Performance. Humor. Mídia. História.

1. Luís Felipe Pereira Pereira

em resposta ao Trabalho

8 de março de 2024

Excelente trabalho, apresentação e uma escrita envolvente.