Este trabalho busca apresentar a memória da Cabanagem na internet, mostrando os eventos históricos e proporcionando uma compreensão mais profunda. Ao explorar o cenário online, contribuímos para a visibilidade sobre a memória da Cabanagem. Nosso foco inclui pôr em vista o debate da memória cabana no meio cibernético e contribuir na reflexão para a pesquisa e memória coletiva nesse ambiente. Ao compartilhar esses resultados, almejamos enriquecer e aprimorar o conhecimento histórico coletivo. A partir da análise de alguns sites da web, o site da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, vídeos no YouTube que informam sobre o assunto da Cabanagem e comentários em um post em um grupo de internet, na qual havia uma postagem informativa focada em expor a experiência cabana em uma determinada localidade e que em sua aba de comentário, expressam diferentes pontos de vista relacionados à revolta. Ainda foi enviado um formulário em grupos de WhatsApp, com questões simples para saber o conhecimento dos entrevistados sobre a Cabanagem, qual a fonte das informações adquiridas por eles, a opinião sobre o movimento cabano e se conheciam algum monumento que remetesse à Cabanagem. Os resultados desta pesquisa são parciais, pois ainda não foram completamente finalizados, porém até o momento temos algumas conclusões que serão aprofundadas mais à frente. Até então nos norteiam para que a memória da Cabanagem na internet seja ligada ao ensino, apenas como um conteúdo para demonstrar os conflitos durante o período denominado como regencial, e não aprofunda na complexidade do movimento cabano, de comportamento heterogêneo e multiclassista. Contudo, a memória construída sobre a Cabanagem no meio digital pode ser um espelho da realidade, pois até o presente momento as respostas do formulário variam de um conhecimento escolar a um esquecimento do levante, que esbarra na responsabilidade das esferas governamentais na preservação dessa memória para uma gama maior da sociedade. Em síntese, ao explorar a memória da Cabanagem no âmbito digital, este estudo visa não apenas apresentar eventos históricos mas também proporcionar uma compreensão mais profunda dessa revolta. A análise de sites, vídeos e comentários online, juntamente com um formulário em grupos de WhatsApp, revela uma complexidade multifacetada na construção dessa memória online. Os resultados parciais indicam uma conexão limitada da memória da Cabanagem com o ensino escolar, muitas vezes reduzindo-a a um mero conteúdo sobre os conflitos regenciais. Contudo, a análise vai além, destacando o comportamento heterogêneo e multiclassista do movimento cabano. Essa abordagem online não apenas contribui para a visibilidade da memória cabana, mas também ressalta a responsabilidade governamental na preservação dessa história para uma compreensão mais abrangente na sociedade. Os resultados parciais apontam para a necessidade de aprofundar a análise e explorar ainda mais a complexidade do movimento cabano no meio digital. Em suma, este estudo não apenas enriquece o conhecimento histórico coletivo, mas também ressalta a importância de trazer a memória da Cabanagem para o ambiente online, reconhecendo as limitações atuais e apontando para futuras pesquisas que possam estender e aprimorar o entendimento desse período histórico relevante.
Palavras-chave: Cabanagem. Memória. Internet. História Pública.
Vivin Vitória Abreu Da Silva Alves
em resposta ao Trabalho
Temática interessante