Estágio supervisionado e o ensino EAD: relatos de experiencias dos estagiários do polo de Iguatu do curso de História da UAB/UECE em 2023

Autor(a) principal: Diocleciana Paula da Silva
Co-autor(a): Ana Carla Sabino Fernandes

O presente trabalho tem por objetivo compartilhar um relato de experiencia buscando assim refletir sobre as práticas em sala de aula, propiciadas pelos Estágios Supervisionados no Ensino fundamental e médio, realizados no sexto e sétimos semestres de graduação do curso de licenciatura em História do EaD da UECE/UAB do polo de Iguatu-CE, em 2023. Por se tratar da modalidade EaD, as escolas são diversas e as orientações remotas e uma vez presencial. O professor regente da disciplina acompanha o estagiário em sua atuação mais diretamente. O desafio do estágio no EaD está na parceria aluno, professor regente e professor orientador a distância. Os encontros com a turma se pautaram na discussão das metodologias ativas, consciência histórica e uma educação antiracista que permeiam as escolas da rede pública do estado. Nossa problemática se constrói a partir da análise dos relatórios dos “Historiando” (metodologia utilizada nos cursos EaD, em que o aluno faz atividades relativas às disciplinas) onde os alunos enviam para a plataforma AVA (Ambiente virtual de aprendizagem) do EaD. Tais relatórios contém as narrativas referentes ao contato da escola, sua estrutura, sobre os alunos e professores e mais ainda sobre a prática do professor regente e a intervenção do estagiário. Podemos constatar que esse modelo de estágio há uma interação maior entre o professor regente e o estagiário, levando-o em alguns momentos, como na elaboração dos planos de aula, a aderir o modelo e prática da aula do professor regente, que nem sempre estava dentro das discussões teóricas do ensino de história. Nesse sentido, queremos dialogar com os teóricos como Selma Pimenta e Luis Fernando Cerri sobre o Estágio supervisionado, Barbara Carine sobre uma educação antiracista e Julia Constancia Camello sobre a prática do estágio na Formação de professores, na construção de elementos que possam garantir uma maior autonomia do estagiário para que consiga aplicar melhor as metodologias do ensino de história.

Palavras-chave: Práticas docentes. Estágio. Ensino de História.