A dinâmica entre intelectuais e políticos envolvidos no processo de regionalização do espaço acadêmico da FURRN (1968-1973)

Autor(a) principal: Maria Clara Barbalho de Mendonça

O presente trabalho, ainda em andamento, deriva de uma pesquisa de Mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A proposta é compreender como redes políticas e intelectuais nos âmbitos municipal, estadual e federal fiadas no espaço da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, localizada em Mossoró/RN, e objeto da pesquisa, contribuíram para a regionalização deste espaço acadêmico entre o ano de sua fundação, 1968, e 1973, quando termina o reitorado de seu primeiro gestor, João Batista Cascudo Rodrigues. Interessam para compor o contexto em que estas relações se deram, as questões políticas iniciadas pela instalação da Ditadura Militar que também ressoaram no setor educacional de forma grandiosa, principalmente a partir da promulgação da Reforma Universitária, responsável por mudar todo o aparato do ensino superior universitário brasileiro. Integram o quadro teórico os conceitos de Memória (ROSSI, 2010; DIDI-HUBERMAN, 2013), Espaço (CERTEAU, 1998; KOSELLECK, 2014), Região (BARROS, 2006; ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2008), Intelectual (SIRINELLI, 2003; GOMES & HANSEN, 2016) e Lugar Social (CERTEAU, 1982). A maior parte das fontes ainda está em processo de catalogação, mas serão, em suma, jornais da época (O Mossoroense e Diário de Natal), livros de memórias, documentações oficiais da UERN (à exemplo da Revista Expressão) e relatórios de gestão dos governadores do estado do RN. A metodologia se baseia na Análise de Discurso, o qual compreende o “discurso”, ou seja, a escrita e até mesmo as formas de comunicação audiovisuais, como objetos sócio históricos, capazes de conter em si significados advindos do contexto social, cultural e histórico, até mesmo pessoal, em que foram produzidos e que extrapolam o sentido objetivo do texto, como afirma, mais atualmente, Eni Orlandi (2003) em sua obra Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos, e como postula Michel Foucault (1996) em seu livro A ordem do discurso.

Palavras-chave: UERN. Regionalização. História Política. Intelectuais.