A formação do pensamento histórico: avaliação e aprendizagem significativa por meio da produção de HQ

Autor(a) principal: Carla Patrícia Monteiro Gross
Co-autor(a): Ana Carla Sabino

O artigo tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no que diz respeito à compreensão e ao desenvolvimento do pensamento histórico. O foco está nas estratégias que visam à formação do pensamento histórico por meio de metodologias diversas, entre elas, destacando-se as atividades desenvolvidas por meio do uso das histórias em quadrinhos como forma de avaliação da aprendizagem, que vai ter como ponto forte o incentivo aos estudantes a participar ativamente de seu processo de aprendizagem. Para alcançar esse propósito, empreendemos uma análise de obras de Maria Auxiliadora Schmidt, Jörn Rüsen e Circe Bittencourt para compreender a formação do pensamento histórico. Nesse contexto, considera-se importante iniciar a abordagem a partir do conhecimento prévio dos alunos, valorizando e respeitando suas interpretações do mundo e suas experiências. Essa abordagem se torna fundamental para auxiliá-los na construção de significados em relação aos conteúdos históricos abordados em sala de aula.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Participação Ativa. Avaliação. Produção de HQ.