Os heróis sangram: técnicas do corpo e narrativas dos vaqueiros de Elesbão Veloso Piauí (1980-2023)

Autor(a) principal: Maria Helena Alves Ferreira
Co-autor(a): -

O estado do Piauí ascende por meio das fazendas de gado, os bandeirantes Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Sertão são apontados como responsáveis por fundar as primeiras fazendas da região. No cenário onde a economia ganadeira tornou-se protagonista, desabrocha o vaqueiro. Devido aos proprietários na maioria das vezes optarem por residir em suas fazendas nas regiões próximas ao litoral, a esse sujeito passou a ser confiado a administração das fazendas, cabia a ele cuidar do trato dos animais, conduzi-los ao curral e zelar por quaisquer demandas que surgissem na propriedade. O vaqueiro aquista uma relevância social, cultural, política e econômica fulcral para o desenvolvimento do Piauí. Do sertão semiárido, da vegetação tortuosa e do solo seco desponta o sertanejo forte, corajoso e viril descrito por Durval Muniz de Albuquerque Júnior e pelo literato piauiense Francisco Gil Castelo Branco. Entretanto, ao seguir os rastros e olhar atentamente as narrativas literárias, orais e as manifestações culturais como a música, os esportes da vaquejada e as corridas de pega de boi no mato e no limpo, percebe-se um vaqueiro com os pés na tradição familiar (HOBSBAWM, 2022), que o compõe como esse sujeito cheio de destreza, mas que também é um ser dinâmico e plural (HALL, 2011). É diante desse indivíduo múltiplo que enxergamos as técnicas do corpo passadas de geração para geração, os sentimentos, a angústia, o medo, a frustração, as alegrias e dores sentidas pelos vaqueiros. O ambiente em que os sertanejos se inserem impele riscos, e apesar de eles manterem a postura sobre a qual se constituíram como sujeitos, eles também sangram e sentem dores e as desvelam em seus trejeitos, narrativas e nos olhos que transbordam sentimentos. A pesquisa então arrimada na metodologia da história oral (FREITAS, 2006), nas fontes literárias, no aparato documental e no conceito de memória (HALBWACHS, 1990; POLLAK, 1992) objetiva apresentar como funcionam as técnicas desses vaqueiros Elesbonenses e como esses corpos são múltiplos. Nas narrativas empreendidas pelos vaqueiros do munícipio de Elesbão Veloso localizado na região sul do estado do Piauí, é perceptível essa forte tradição, esses corpos treinados, que sentem e se permitem sentir.

Palavras-chave: Vaqueiro. Piauí. Tradição. Corpo.