A presente comunicação visa publicizar parte dos resultados obtidos na tese de doutorado O livro didático disputado: uma análise do espaço didático-editorial brasileiro (1995-2016), defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A mesma buscou responder como se deram as disputas entre o Estado brasileiro e os autores a respeito do que deveria ser o livro didático, em especial, o de História. Para tal fim analisou-se, à luz da metodologia de análise de conteúdo (Lawrence Bardin), os documentos relacionados às avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a saber, editais e guias; assim como os produzidos pela Associação Brasileira de autores de livros educacionais (ABRALE), dentre eles, atas de reuniões, boletins e cartas enviadas ao Ministério da Educação. Tais reflexões possibilitaram identificar dois modelos de governança, distintos pelas estratégias comunicacionais estabelecidas e pelo relacionamento desenvolvido entre o Estado e a Sociedade Civil.
Palavras-chave: Democracia. Livro Didático. Políticas Públicas.