O presente trabalho tem como escopo de pesquisa, apresentar a utilização do audiovisual como recurso metodológico para se exercitar a difusão e extroversão do conhecimento científico histórico, arqueológico e arquitetônico, tal como visa, através da imagem, abrir caminhos para políticas de preservação do patrimônio cultural da região Norte do Ceará. Desse modo, o trabalho expõe duas experiências práticas onde ambas aproveitam os financiamentos de editais de chamamento público para aplicação na elaboração e execução de projetos culturais. O primeiro exemplo é a série intitulada “Perspectivas Arqueológicas – Arqueologia Histórica e Urbana em Sobral, Ceará” (2020), que aborda, em quatro episódios, as atividades desenvolvidas por equipes interdisciplinares envolvendo profissionais da Arqueologia, História e Arquitetura nas pesquisas no Centro Histórico. A série não apenas documenta as pesquisas arqueológicas, mas destaca o implemento de políticas de educação patrimonial na cidade por meio dos equipamentos culturais. O segundo projeto em desenvolvimento é um curta-metragem intitulado de “Herança Ancestral – A Pré-História na Serra da Meruoca”, emerge das pesquisas realizadas durante a escrita da dissertação de mestrado, e busca compreender as percepções e interpretações da comunidade e dos pesquisadores sobre um sítio de pinturas rupestres da região norte do Ceará. Portanto, reconhecendo que o conhecimento científico deve ser compartilhado em todas as suas disciplinas, e essencialmente quando se refere ao patrimônio, memória, arqueologia e história é impreterível o conteúdo se faça conhecido para ser preservado. Desse modo, é por intermédio da linguagem artística do audiovisual que podemos utilizar a sintetização do conteúdo científico com o intuito tornar acessível e alcançar de forma ampla e democrática as camadas sociais, rompendo com as barreiras que por muitas vezes limitam o conhecimento científico a academia.
Palavras-chave: Audiovisual. Arqueologia. Patrimônio cultural. História. Memória.