Ensino de história, cultura e educação patrimonial em Itapipoca – CE

Autor(a) principal: André Aguiar Nogueira

Essa pesquisa começou com o projeto “História, Cultura e Educação Patrimonial em Itapipoca – CE” cujo objetivo é desenvolver atividades de formação, pesquisa e proteção da memória e do patrimônio cultural do município. A proposta está sendo implementada junto aos alunos das turmas de História do Ensino Médio Integrado do IFCE, campus Itapipoca. O município de Itapipoca abriga sítios paleontológicos e arqueológicos bem antigos e, recentemente, completou 200 anos de emancipação política e as homenagens geraram diversas atividades e documentos vinculados a sua memória. O trabalho com esse material e outras fontes históricas puderam ser utilizados como mote para dinamizar as aulas da disciplina. O projeto conta com a participação formal de 5 “bolsistas voluntários”, mas todos os alunos foram protagonistas na investigação e na catalogação de documentos para criação de um acervo histórico com lugares, personagens, fotografias, livros, vídeos, objetos, entrevistas e outros artefatos culturais fundamentais para compreensão da história local. A metodologia buscou valorizar o patrimônio cultural das populações locais com o intuito de mapear informações estratégicas. Assim, ao conhecer e disponibilizar fontes históricas sobre o município, os estudantes aprendem tanto os procedimentos da pesquisa quanto se tornam sujeitos na valorização das memórias e das identidades locais.

Palavras-chave: Ensino de História. Memória. Patrimônio Cultural. Itapipoca.