A história vai a guerra novamente: a utilização de filmes históricos de guerra na produção de conhecimento histórico no ambiente escolar, o filme círculo de fogo (2001) como exemplo

Autor(a) principal: Fabiano da Silva Sousa
Co-autor(a): Jailson Pereira da Silva

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um material didático que servirá de suporte aos professores de história do Ensino Médio para a utilização de filmes como fonte para o Ensino de História. Como ponto de partida de nossas reflexões, utilizaremos o filme: “Círculo de fogo” (Enemy at the gates, 2001) que tem como pano de fundo um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, a batalha de Stalingrado, enfocando as ações do atirador de elite Vassili Zaitsev. Como sabemos, os jovens, particularmente, vivem em um mundo dominado pelo campo das imagens. O professor de História não pode estar alheio a essa realidade, por isso, se torna necessário educarmos estes estudantes contribuindo para que estes façam uma leitura mais apurada do universo audiovisual. Será possível que, utilizando conceitos como filme histórico, consciência histórica e didática da História, façamos nossos estudantes se apropriarem da epistemologia da História e construir conhecimento histórico autônomo a partir de filmes históricos? Além da mera ilustração de aula previamente lecionada, que lições nossos alunos podem aprender quando se acercam da forma como se produz conhecimento histórico utilizando o filme como fonte histórica junto ao seu professor? Ainda que não possamos responder a todas essas (novas e velhas) perguntas, acreditamos que debater temas como esses contribuem bastante para a validação do conhecimento histórico como fundamental na construção de uma sociedade mais justa e atenta às demandas do seu tempo.

Palavras-chave: Ensino de História. Filme histórico. Consciência histórica. Segunda Guerra Mundial.