“Entre narrativas e sertões”: uma jornada decolonial e memorialística no estágio em História do Brasil I no Ensino Superior

Autor(a) principal: Vitória Maria Targino Filgueiras
Co-autor(a): -

O relato de estágio docência, intitulado “Entre Narrativas e Sertões”: Uma Jornada Decolonial e Memorialística no Estágio em História do Brasil I no Ensino Superior, tem como objetivo principal elucidar questões provenientes do estágio docência, no componente curricular de História do Brasil I, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus CERES (Caicó/RN). Ao que envolve à disposição em diálogo com o campo de memória histórica, sobretudo, ao dialogar com os sertões do Brasil colonial, imorredouro vivo de nuances e que legitima um espaço em diálogo com as produções do Programa de Pós-Graduação em História do Ceres (PPGHC/UFRN). Ao pensarmos e produzirmos a partir de uma perspectiva decolonial, de múltiplos objetos e repertórios, bem como, de análise historiográfica contemporânea. O estágio ocorreu durante o segundo semestre de 2023, com orientação e supervisão da Professora Ane Mecenas (DHC/PPGHC/UFRN). Trata-se, portanto, da construção de um diálogo inicial com a bibliografia referenciada e alguns conceitos discutidos em sala, bem como, refletir sobre os sertões em perspectiva de decolonialidade, identidade e dimensão memorialística na produção dos saberes, especialmente, no Ensino Superior. De encontro, a área de concentração em História dos Sertões, onde vêm sendo ampliada e se tornando um maior objeto de interesse ao longo das últimas décadas, especificadamente no que pode-se destacar o espaço histórico vivo que compõe o que conhece e se constrói sobre os sertões.

 Palavras-chave: Ensino Superior. Estágio Docência. Decolonialidade. Memória. Sertões.