Do arquivo à aldeia: caminhos e horizontes para a descolonização da pesquisa histórica

Autor(a) principal: Jamille Macedo Oliveira Santos

Proponho nessa comunicação analisar as potencialidades que temos no horizonte ao lançamos mão de uma perspectiva êmica, dialogando com as formas pelas quais os indígenas narram sua própria história e como mobilizam e elaboram regimes de historicidade e de compressão do tempo, do mundo, da natureza, dos eventos históricos e “míticos” e das suas espiritualidades, entre outros. Nesse panorama irei trazer a tona um pouco das pesquisas que desenvolvi nos últimos anos que envolvem as resistências indígenas no período colonial, particularmente através das Santidades, e a pesquisa atual que tenho me dedicado que envolve a própria escrita da História indígena por meio e através de outras epistemes e regimes de historicidade não ocidental. Pensando o caminho teórico e metodológico da minha trajetória de pesquisa, na busca pela descolonização da escrita da História Indígena. Partindo dos olhares sobre o tema da pesquisa e suas dimensões ao longo dos últimos anos tendo em vista as experiências históricas indígenas. Primeiro em uma dimensão cultural, logo em seguida em uma perspectiva política e social e finalmente a partir de um aprofundamento e ampliação dessas experiências e seus significados lançando mão dos próprios repertórios indígenas para a compressão dos processos históricos analisados.

Palavras-chave: História Indígena. Descolonização. Cosmohistória.