A ideia de que a História enquanto ciência não se dedica a estudar o presente tem sido cada vez mais ultrapassada, embora não totalmente superada. A presente apresentação busca compreender de que forma pode ocorrer uma relação entre religião, mídia e cultura pop no contexto imediato da história. Essa perspectiva, inserida no campo da História Cultural das Religiões e das Mídias (BELLOTTI, 2018), toma como ponto de partida o estabelecido por Douglas Kellner (2001) ao afirmar que a mídia “colonizou” a cultura nos tempos contemporâneos. Nesta perspectiva, grupos religiosos também utilizam a mídia enquanto uma plataforma de comunicação para fiéis e descrentes. No estudo em questão, será tomado como exemplo o caso da Relevant Magazine, periódico evangélico voltado ao público jovem adulto, e a forma como a revista estabelece conexões entre temas ligados à fé cristã na cultura pop. Para isso, será necessário recorrer aos princípios da história do tempo presente e do imediato (CHAUVEAU, 1999; SANTOS, 2007; MONTEIRO, 2018) para perceber as peculiaridades dessas associações, temas recorrentes e percepções de passagem de tempo. É possível perceber que a apropriação da cultura pop pela Relevant serve ao propósito de criar uma identidade evangélica juvenil de diálogo e aproximação com uma cultura externa ao cenário religioso.
Palavras-chave: Religião. Mídia evangélica. Cultura pop. Cultura da mídia.