Esta proposta de comunicação está relacionada com o curso de mestrado, iniciado no Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso, em março de 2023. No mestrado, tem-se a intenção de investigar as relações entre “História e cinema”. Assim, nosso objeto de estudo consiste na interpretação histórica apresentada por Silvio Tendler em seu documentário Utopia e Barbárie, Brasil, 2009, 120m. Com duração de 120 minutos, o documentário “Utopia e Barbárie” foi definido por seu diretor com um “road movie histórico”, que acompanha o mundo pós Segunda Guerra Mundial, documentando os protagonistas da História, o humanismo, a necessidade da arte e o destemor das revoluções que moveram gerações no século XX. Trata do encontro de artistas e revolucionários em uma festa libertária, de pessoas que viveram e morreram lutando por um mundo melhor, das barbáries que se seguiram e de um sonho que, na visão do diretor, não acabou. A narrativa acompanha reflexões e memórias do próprio cineasta, que são transmitidas ao espectador com as vozes de Amir Haddad, Letícia Spiller e Chico Díaz. Possui diversas entrevistas com figuras que viveram as utopias e barbáries retratadas no filme. Dentre algumas estão o General Giáp, estrategista do exército vietnamita; Álvaro Caldas, jornalista que foi torturado durante a Ditadura Militar no Brasil; Macarena Gelman, filha de desaparecidos políticos do Uruguai; o teólogo da libertação Leonardo Boff; o escritor Eduardo Galeano; o cineasta Cacá Diegues; o teatrólogo Augusto Boal; o escritor Ferreira Gullar e a economista e ex militante da luta armada no Brasil contra a Ditadura Militar; Dilma Rousseff. Logo, no início do filme Tendler nos informa que o documentário é uma edição própria, com suas reflexões a partir de sua vivência e compreensão de mundo, que vem retratar a sua geração. Nos apresenta, então, uma dialética entre utopias e barbáries, que percorre todo o século XX. Entretanto, o filme que seria para terminar com a queda do murro de Berlim, em 1989, se depara com novos acontecimentos, como a queda das torres gêmeas em 2001, a presidência do operário Luíz Inácio Lula da Silva, a aposentadoria de Fidel Castro. Também o mercado financeiro que simboliza o capitalismo entra em colapso em 2008 com empresas pedindo ajuda ao Estado. A eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, é negociado o fim do bloqueio norte americano a Cuba. São estes os acontecimentos que permeiam a época de lançamento do longa. Para Tendler, a história não tem ponto final. Assim, prefere terminar seu longa-metragem com reticências, apontando que poderia muito bem continuar indefinidamente, já que a história nunca se finda. Portanto, são objetivos da presente comunicação de pesquisa apresentar o estudo sobre o documentário Utopia e Barbárie, tecer considerações sobre as influências recebidas e o processo de criação empreendido por Silvio Tendler. Além disso, intenciona-se apresentar o caminho trilhado na pesquisa e os resultados obtidos até o momento.
Palavras-chave: Cinema. História. Silvio Tendler.