Resistências (in)visíveis: representações da cultura queer no enfrentamento da ditadura civil-militar brasileira nos livros didáticos de História do ensino médio

Autor(a) principal: Daniel Camurça Correia
Co-autor(a): Michele Teles Alencar Correia

Busca-se com esta pesquisa analisar discursos, representações e (in)visibilidades da cultura queer no enfrentamento e combate da ditadura civil-militar brasileira, nos livros didáticos de história do ensino médio. É sabido que grande parte dos livros veiculados para adolescentes, nas escolas públicas e privadas, pouco apresentam e discutem a luta e a sobrevivência de pessoas LGBTQIAPN+, durante os anos de chumbo, no Brasil. A problemática de pesquisa gira em torno dos mecanismos discursivos operados no material didático, na maneira como representam, demonstram ou ignoram os atos de resistência de gays, lésbicas e transexuais no questionamento do sistema repressivo do Estado na segunda metade do século XX. Para tal debate, destaca-se categorias de análise fundamentais, tais como cultura queer, resistência LGBTQIAPN+ e pedagogia da equidade no ensino de história, entre outras. A base de dados para arrolamento dos livros didáticos de História, do ensino fundamental, será realizada no acervo do Laboratório de Ensino e Aprendizagem Histórica da UFC.

 Palavras-chave: Resistência LGBTQIAPN+. Ditadura civil-militar. Livro didático. Ensino médio. Ensino de História.