Ao falar sobre música no período das ditaduras latino-americanas, logo nos vem à mente nomes e movimentos consagrados, entendidos como de resistência aos regimes, a exemplo do movimento do Nuevo Cancionero, nascido na Argentina, com projeção em toda a América Latina. No entanto, há uma série de artistas, menos reconhecidos – por se tratar de um cunho regionalista –, que se comprometeram, de alguma maneira, a combater os regimes autoritários. Esse é o caso de Noel Guarany, músico do Rio Grande do Sul, que percorre alguns países da América Latina, se apresenta e gravas discos, principalmente nas décadas de 1970 e 1980. Nesse sentido, este trabalho buscou analisar a trajetória e a obra deixada por Noel Guarany, através de seus discos, depoimentos, gravações de apresentações e biografia, por meio de uma abordagem voltada para com a história política do período. Através da análise empregada no trabalho, foi possível verificar os contatos transnacionais de Noel, com os ambientes intelectuais, políticos e culturais, principalmente da Argentina, além de seu apoio a movimentos operários e estudantis, bem como contato com lideranças políticas no contexto da abertura política da década de 1980.
Palavras-chave: História da Música. História da América. Ditadura.