História, Memória e Invenções: um estudo a partir da cinebiografia Elvis (2022), de Baz Luhrmann

Autor(a) principal: Emília Saraiva Nery
Co-autor(a): -

Este trabalho trata de uma apropriação histórica da cinebiografia Elvis (2022), dirigida por Baz Luhrmann. Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, no dia 8 de janeiro de 1935 e faleceu em Memphis, 16 de agosto de 1977. Foi um cantor, músico e ator estadunidense. Apelidado de “Rei do Rock and Roll”, ou simplesmente “O Rei”, ele é considerado um dos ícones culturais mais significativos do século XX. Com uma série de aparições bem-sucedidas na televisão, e sucessos nas paradas musicais, tornando-se a principal figura do rock and roll. O interesse em promover este estudo decorre da invenção linear de um Elvis Presley super-herói de raiz musical negra, fiel ao amor da sua única esposa Priscilla Presley, apesar das traições com muitas namoradas e amoroso com a família e os fãs, presente na citada cinebiografia. Essa obra cinematográfica destaca as contribuições de um artista branco para a luta racial da população negra. Dessa forma, aborda na formação musical de Elvis a influência de músicos negros norte-americanos tais como: Little Richard e BB King. Enredo esse que torna a sua memória viva no filme e no tempo contemporâneo de valorização da afrodescendência e insere a influência de outros gêneros musicais considerados “brancos” em segundo plano como a música country na sua trajetória musical. Além dessa temática, a vida do músico é organizada em fases de uma ópera: Elvis rebelde dos anos 1950, artista bem pago de Hollywood dos anos 1960 e nos anos 1970, vítima da armadilha exploradora do seu empresário coronel Tom Parker e da censura à sua forma sensual de dançar. As ações do citado Coronel são questionáveis enquanto explorador da imagem de Elvis, mas o empresário foi um importante pilar na ascensão de Presley. Por ser um homem de negócios, tinha ideias valiosas de como o artista poderia alcançar o estrelato. Apesar da sua importância, é retratado como vilão e destituído do grande crédito que teve na carreira de Presley. Para além das apropriações históricas da suposta linearidade da cinebiografia de Elvis, objetiva-se, ainda neste estudo, compreender os valores perdidos e ressignificados na sua trajetória musical, tais como: ideologia, grupo, família, música, amor, eu- nos contextos de transições da juventude para o mundo adulto.

 Palavras-chave: História. Memória. Invenções. Elvis Presley. Cinebiografia.