O Manicômio dos Inocentes: As Lutas de Meninos e Meninas no Hospital de Alienados do Recife (1926-1945)

Autor(a) principal: Rafael Santana Bezerra

Na primeira metade do século XX, em Pernambuco, a ciência psiquiátrica erigiu uma sistemática política de intervenção e atuação sobre a infância, baseada numa rede institucional criada em 1931, liderada pelo Dr. Ulysses Pernambucano e denominada de “Divisão de Assistência aos Psicopatas”. Esse conjunto institucional era formado por: I – Serviços para doentes considerados não alienados (ambulatórios, hospitais abertos, serviços de visitadoras); II – Serviços para pessoas com transtornos mentais (hospital para doentes agudos, colônia para doentes crônicos); III – Manicômio Judiciário (funcionava inicialmente no Hospital de Alienados do Recife); IV – Serviços de Higiene Mental (prevenção dos transtornos mentais e instituto de psicologia para a realização dos testes psicológicos); V – “Escola para Crianças Anormais” (a partir de 1943). Nosso objetivo é analisar as experiências de meninos e meninas submetidos aos imperativos de uma instituição total, apontando suas estratégias de resistência e as diversas possibilidades de reafirmação de suas individualidades no interior do asilo. Os prontuários psiquiátricos utilizados neste trabalho estão localizados no acervo do Hospital Ulysses Pernambucano, Recife-PE. A organização desse arquivo foi resultado de um trabalho de resgate da documentação, catalogação e edição de todos os livros entre os anos de 1926 e 1970, no total de 1013 volumes, cada um com cinquenta prontuários, sob a direção do Prof. Dr. Carlos Miranda (Universidade Federal de Pernambuco). Esses prontuários fornecem diversas possibilidades analíticas, desde uma interpretação do pensamento e da própria prática psiquiátrica em Pernambuco, às análises de experiências de crianças, jovens e adultos sob a condição de internos, de pessoas submetidas aos imperativos de uma instituição total. Em suma, é um instrumento valioso aos historiadores, sobretudo àqueles preocupados com as relações das ciências e suas formas de violência e repressão, bem como àqueles instigados em recuperar vozes silenciadas, em possibilitar o aparecimento de sujeitos, até então, completamente anônimos.

Palavras-chave: História da Infância. História da Loucura. Hospital de Alienados do Recife.