Este artigo tem por objetivo analisar as ideias sobre aprendizagem histórica, pensamento histórico e consciência histórica presentes na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018), apontando os fundamentos e as finalidades dos processos de aprendizagem em História. Interessa-nos saber, em que medida, a proposta se distancia ou se aproxima da tradição pedagógica e historiográfica. Para tanto, nos apoiaremos no conceito de cognição histórica, cujos princípios e finalidades ancoram-se na epistemologia da História e constituem campo de pesquisa no âmbito da didática da histórica e da educação histórica. Do ponto de vista teórico observamos que a proposta dialoga tanto com as discussões mais recentes em torno do conhecimento histórico, compreendido aqui como saber acadêmico, quanto com as discussões realizadas no âmbito do ensino da história, da didática da história e da educação histórica. Se do ponto de vista dos saberes, a proposta ainda é bastante tradicional, elegendo os conteúdos convencionais e canônicos e tomando a cronologia linear como eixo central da narrativa histórica, a análise das ações vinculadas aos objetivos de aprendizagem presentes no documento demonstra um esforço significativo no sentido de fazer com que a compreensão acerca dos eventos históricos se situe no âmbito da epistemologia da história, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do pensamento histórico do aluno. Nesse sentido, acreditamos que, em certa medida, o documento avança, já que busca responder às demandas e aos desafios impostos ao conhecimento histórico e à história ensinada pela sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Aprendizagem histórica. Pensamento histórico. Consciência histórica. Saberes históricos. Proposta curricular do Estado da Paraíba.