O presente trabalho tem como objetivo apresentar experiências sobre a abordagem da temática: trabalho escravo contemporâneo, nas aulas de História, em turmas do 6° ano do ensino fundamental II. De modo a contribuir para a ampliação das possibilidades do ensino de tal conteúdo em sala de aula. Trata-se de uma problemática urgente do Tempo Presente. A isso soma-se o fato de explanarmos sobre vivências docentes em escolas situadas em áreas rurais de União, Piauí, município marcado por casos de escravização de trabalhadores rurais em agroindústrias implementadas na região desde 1979. Dito isso, em um primeiro momento da comunicação abordamos sobre o processo de preparação das aulas, destacando os principais locais de acesso à informação e fontes de pesquisa. Em seguida demonstramos como se deu cada momento da prática em sala, realçando a importância do uso de histórias em quadrinhos, produzidas e distribuídas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Para tal propósito, dialogamos com: (ROCHA, 2015), (FIGUEIRA, 2004), (GOMES e NETO, 2018), (JUNIOR, 2018), e (PINSKY, 2010). Isso, somado à análise de variados materiais empíricos, como: sites, fontes oficiais, reportagens, documentos e publicações elaborados por movimentos sociais, dentre outros.
Palavras-chave: Experiências. Ensino. Trabalho escravo contemporâneo.