No presente trabalho, será abordada a história em quadrinhos no ambiente de sala de aula, permitindo a crítica de realidades sociais partindo da representação lúdica e da reprodução de narrativas de acontecimentos reais. O material será o quadrinho “Castanha do Pará” e a proposta é, a partir dele, abarcar história contemporânea, história local, história do tempo presente e diferenças políticas e culturais. Com isso pode-se trabalhar o aspecto da retextualização em sala de aula. A análise do quadrinho não pode ser dissociada do mundo real objetivo, pois tanto os artistas quanto os professores são agentes sociais que atuam no âmbito do mundo real. Os quadrinhos são também o caminho para a crítica da realidade objetiva. A partir das leituras críticas, as histórias em quadrinhos saem de uma categoria mecanicista e utilitarista e se tornam fontes históricas que representam o seu tempo e espaço, seus autores e as ideias de uma época. Existem muitas barreiras auto impostas pelos próprios alunos aos quadrinhos. Na maioria dos casos, os alunos não consideram nem uma fonte A ou fonte B como sendo melhor ou pior, apenas com abordagens diferentes, levando em conta a multiplicidade de narrativas e perspectivas presentes. Em sala de aula o quadrinho pode tomar diferentes funções e interpretações, com um potencial muito significativo na parte da pesquisa, pois o texto escrito, considerado muitas vezes confuso pelo estudante, toma outra forma, mais visual, chamativa e compreensível nesta linguagem. O uso deve ser coordenado pelo professor, dependendo de como este irá querer trabalhar, mostrando sempre as várias perspectivas que possam existir. O objetivo geral é: Analisar os usos de histórias em quadrinhos na produção de conhecimento significativo em história. Os objetivos específicos são: 1-Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço e os significados históricos das relações de poder; 2-Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórica; 3-Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos e econômicos ao longo da história. A atividade que será proposta levará em conta a taxonomia de Bloom para verificar os estágios da compreensão e entendimento da matéria pelos alunos. Será proposta uma atividade de criação de quadrinhos autorais dos alunos, divididos em grupos que relatem alguma mudança social ou cultural ao longo da história de sua própria cidade ou bairro. O presente trabalho será realizado com pesquisa documental indireta em sua bibliografia básica, mas terá como fontes primárias a história em quadrinhos “Castanha do Pará” e o livro didático.
