Vivemos em uma sociedade imagética, portanto é necessário o estudo e a compreensão representativa das imagens que constroem a nossa realidade. As narrativas gráficas ou artes sequenciais, mais conhecidas por todos como Histórias em quadrinhos (HQs) são produtos do nosso cotidiano que merecem um olhar histórico circunspecto, pois são vestígios sociais de uma época. A nossa pesquisa teve por objetivo analisar as representações e o cotidiano do urbano na arte sequencial produzida pelo quadrinista americano Will Eisner no período de 1978-1993. Para Eisner, ver a cidade como aqueles que compõem o material urbano é essencial para compreensão do “espaço” da cidade. Ele representou o cotidiano de Nova York através de suas graphic novels (novelas gráficas). Assim deixou vestígios daquele momento (época) através de sua arte. Utilizamos as imagens das HQs como fonte, Eisner como observador urbano (flâneur) e Nova York como a grande cidade representada para entendermos, através das “memórias gráficas” do autor, as nuances de uma grande metrópole percebendo as representações do cotidiano no urbano de uma “grande cidade”. Na questão metodológica histórica, o método indiciário da micro história, descrito por Carlo Guinzburg como aquele em que o historiador opera a reconstrução do passado através de pistas, sintomas e sinais deixados pelos eventos ocorridos no tempo foi essencial para a análise do nosso objeto. Portanto, explicitamos os indícios mostrados por Eisner para construção de uma história cultural urbana. Destarte, reconhecemos que utilizamos os paradigmas da Nova História Cultural para afirmamos as Histórias em Quadrinhos como fonte. Demostramos as perspectivas concretas e deixamos subentendidos os ganhos que a História teria ao se debruçar sobre esta fonte, ainda repletas de possibilidade de análises, usos, apropriações e utilizações. Houve uma intencionalidade nessa pesquisa de ratificar as Histórias em Quadrinhos como fonte histórica, pautada em uma vasta possibilidade de pesquisa que este objeto viabiliza, desta forma fincando as HQs nos “Domínios da História”.
Palavras-chave: História em quadrinhos. Fonte histórica. Cidade. Representação. Cotidiano.