De mascate a historiador: a trajetória de João Lúcio de Azevedo em Belém do Pará

Publicado em: 06/03/2024
Autor(a) principal: Evelyn Arlinda Almeida de Carvalho
Co-autor(es): -
Orientador(a): Maria de Nazaré Sarges
Área temática: Patrimônio cultural e memória

O presente estudo se propõe a analisar as contribuições do historiador luso-paraense João Lúcio de Azevedo que desembarcou em Belém do Pará em 1873, regressando à terra lusa em 1900. Por meio de seus escritos podemos evidenciar a interlocução do historiador entre a província/estado nortista e a sua terra natal – Portugal. A pesquisa se fundamenta na consulta às obras escritas por João Lúcio de Azevedo, assim como em um enfoque nas correspondências trocadas entre o historiador português e outros intelectuais, como o historiador Capistrano de Abreu, encontradas no acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; a partir disso, constata-se a relevante participação do historiador luso nas dinâmicas literárias durante sua morada em Belém, inicialmente publicadas como artigos nos jornais Diário de Notícias, A Província do Pará e Folha do Norte, depois reunidos em livros. A sua trajetória como comerciante é também importante ser destacada visto que foi um meio de projeção na vida econômica, política e social da cidade. Colocar em evidência a figura do historiador luso-paraense é propiciar um olhar para a produção historiográfica de João Lúcio de Azevedo cujas obras ultrapassaram os mares oceânicos.

Palavras-chave: Correspondências. Economia paraense. Interlocução. Influência portuguesa.

1. Matheus de Albuquerque

em resposta ao Trabalho

8 de março de 2024

Pesquisa importante por nos permitir sopesar a importância de uma figura ilustre da história de Belém. Parabéns pelo trabalho!

2. Calebe Sousa Ferreira Serra

em resposta ao Trabalho

8 de março de 2024

Clareza na explanação da pesquisa, tanto no resumo quanto na apresentação presencial, a qual tive o prazer de ouvir. Investigação bem fundamentada, resultados relevantes. Demonstra domínio do referencial teórico-metodológico e das informações tangentes ao ensaio propriamente dito. O potencial da presente e das futuras contribuições do discente ao campo é promissor.