Esse trabalho é parte de uma pesquisa de monografia em andamento, a qual busca analisar a partir da História do Tempo Presente e da historiografia das mulheres, as páginas definidas como “Sou mulher, sou Bolsonaro” e “Mulheres com Bolsonaro” localizadas na rede social Facebook. Baseado nas postagens das páginas citadas, exploraremos entre o período de 2018 a 2022, como essas mulheres se identificaram com as narrativas políticas de Jair Messias Bolsonaro durante a campanha e posteriormente o seu mandato. Além disso, questionaremos também de que maneira essa divisão de categoria feminina pôde contribuir com a caracterização do fenômeno Bolsonarista conseguinte da “Retórica do Ódio” Rocha (2023) inserida nas redes sociais. Desse modo, pensaremos da mesma forma a internet como um espaço de “Midiosfera Extremista” Rocha (2023) tal como um resultado do uso das redes sociais, tornando-a como máquinas de produção, apropriações e popularização dos discursos extremistas por influência dos movimentos de direita e extrema direita. Assim, refletiremos sobre a importância das organizações do gênero feminino diante da História Política no Brasil “entre passados e presentes” Mota (2021) especialmente em destaque a escalada do Bolsonarismo auxiliado pelas mídias online.
Palavras-chave: Palavras-chave: Direitas. Mulheres. Mídias-online. Ascenção.