História escolar na formação inicial: o caso das monografias dos cursos de licenciatura em história de universidades públicas do nordeste

Publicado em: 06/03/2024
Autor(a) principal: Matheus de Albuquerque
Co-autor(es): -
Orientador(a): Mauro Cezar Coelho
Área temática: Ensino e educação histórica

Nos últimos trinta anos, a formação de professores tem sido pauta das discussões sobre Educação, fato perceptível pelas mudanças nas políticas públicas reguladoras dos processos de formação docente. Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o Conselho Nacional de Educação formulou três diretrizes nacionais para a formação de professores – em 2002, 2015 e 2019 -, tendo como atributo em comum a hipótese de que boa parte dos reveses ocorridos nas escolas tem relação com a atuação docente, demonstrando, em linhas gerais, uma maior preocupação com as demandas apresentadas pela Educação Básica.  No que se refere à formação de docentes em história, a literatura especializada aponta que, no exercício da docência, professores de história conformam o saber histórico escolar. O saber histórico escolar incorpora saberes de várias áreas do conhecimento para promover a aprendizagem de alunos e alunas, propiciando um conhecimento novo, vinculado ao conhecimento histórico produzido nas instituições de pesquisa, mas distinto dele. Nesse sentido, esse estudo pretende sopesar o espaço destinado à discussão sobre o Ensino de História nos processos de formação de quadros na área de História. Para tanto, o estudo se voltou para a análise das monografias orientadas por docentes dos cursos de licenciatura em História de oito universidades públicas do nordeste do país (UECE, UFC, UEMA, UFMA, UFPI, UFBA, UFRN e UFPB), entre 1996 e 2019. Inicialmente, realizamos o levantamento das monografias orientadas por docentes desses cursos, a partir dos currículos desses docentes que estavam disponíveis na plataforma Lattes, coletando dados como títulos, resumos e palavras-chave. Então, foram executados os processos de análise e categorização dos dados levantados, de acordo com as contribuições de Laurence Bardin, quanto à análise de conteúdo, e de Valentin Volóchinov, do Círculo de Bakhtin, em relação ao discurso e sua natureza. Os resultados da pesquisa expõem o pouco espaço que a História Escolar tem nos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, cujo destino principal é a atuação na Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de História. Trabalhos de Conclusão de Curso. Formação Docente.

1. Beatriz Verício Miranda

em resposta ao Trabalho

8 de março de 2024

A pesquisa é muito interessante para elucidar questões acerca da formação dentro das universidades públicas, isso por que demonstra uma marginalização e subvalorização dá área de ensino de história/formação docente/história da educação em detrimento do enfoque na área dita historiográfica. Gostaria de saber quais categorias constam na base de dados para chegar nas devidas classificações que foi mencionado no pôster. Agradeço!

2. Beatriz Victória

em resposta ao Trabalho

8 de março de 2024

A pesquisa foi muito bem desenvolvida, a discussão proposta é muito pertinente para a discussão acerca das lacunas existentes na historiografia dentro dos cursos de história nas universidades públicas e como isso se reflete de forma negativa na formação do historiador. O trabalho requer uma análise minuciosa visto a quantidade de monografias que ela se empenha em observar, mas que também abre um leque de possibilidade para novas discussões que contribuam ainda mais acerca da discussão.