O uso de jogos didáticos para o ensino de história imperial do Primeiro ao Segundo Reinado

Publicado em: 06/03/2024
Autor(a) principal: João Guilherme Sousa da Silva
Co-autor(es): Vanessa Sousa Cruz
Orientador(a): Jakson dos Santos Ribeiro
Área temática: Ensino e educação histórica

Este estudo tem como objetivo apresentar as experiências desenvolvidas a partir da utilização de jogos como ferramenta educacional no ensino de História na educação referente ao Ensino Médio e Fundamental. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido com estudantes com duas escolas da cidade de Caxias/MA, turmas do Ensino Médio, através do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Para o embasamento teórico desta análise, foram utilizados, HÜTHER (2017) e PEREIRA (2013) para pensar a relação educação e jogos didáticos. Nesse sentido, devemos considerar que o uso de materiais para a elaboração de jogos educativos promove também aprendizagem para os envolvidos. Sobre essa questão, Bandeira (2017), aponta que, os materiais adequados à idade podem atrair diferentes estilos de aprendizagem e fornece uma maneira eficaz de envolver os/as estudantes, nos jogos que por sua vez, podem simular contextos históricos e encorajar eles/as a tomarem decisões, melhorando seu conhecimento dos fatos e aprimorando suas habilidades em análise e para construção do pensamento crítico. Por essa ótica, os jogos não só enriquecem a compreensão histórica, mas também facilitam o desempenho, habilidades cognitivas e união dos alunos em sala de aula. Em nossos resultados, foram produzidos para o ensino de história da educação básica um acervo de jogos didáticos, como estratégia de ensino e aprendizagem sobre os conteúdos abordados no Ensino Médio, como Primeiro Reinado, Período Regente, Segundo Reinado; Em síntese, após a aplicação dos jogos foi notório o desempenho e o aproveitamento dos/as alunos/as  durante o uso desses materiais, a dinâmica dos jogos deixou as aulas mais leves e os assuntos de fácil compreensão, dessa forma melhorando a absorção de cada assunto ministrado promovendo assim aos alunos uma maneira divertida de aprender.

Palavras-chave: Jogos Didáticos. Ensino. História. Alunos.