Ressignificando o Passado: Entrelaçando História e Jogabilidade no Contexto da Segunda Guerra

Publicado em: 06/03/2024
Autor(a) principal: Madsonara Antunes Andrade
Co-autor(es): Jainy Barbosa Teixeira
Orientador(a): Ana Cristina Pereira Lima
Área temática: Ensino e educação histórica

Este resumo tem como objetivo socializar a experiência vivenciada na construção e aplicação do jogo “História e Conflitos: Segunda Guerra” produzido como atividade do projeto de extensão “Laboratório de Jogos: Ferramentas para o Ensino de História”, vinculado ao  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Aprofundamento em Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Canguaretama. A prática foi realizada durante o ano letivo de 2023, como parte do plano de trabalho desenvolvido por bolsistas do Pibid.  Realizamos leituras de aprofundamento teórico-metodológico e acompanhamento das aulas de História na Escola Estadual Felipe Ferreira, localizada no distrito de Piquiri, no município de Canguaretama/RN com a turma do 9° ano do Ensino Fundamental. A proposta foi a construção de um jogo de tabuleiro com a temática da Segunda Guerra, a partir dos princípios básicos da Aprendizagem Criativa. Utilização de jogos já existentes, debates e observações sobre as potencialidades didáticas de outros jogos constituíram o percurso metodológico do projeto. Posteriormente, trabalhamos na confecção das peças, cartas e diagramação do jogo e de seu manual. Finalmente, houve a aplicação do jogo com a turma do 9º ano e reuniões de avaliação da atividade junto ao professor supervisor. A idealização, confecção, aplicação e avaliação do jogo foram experiências significativas para os bolsistas Pibid e alunos da E. E. Felipe Ferreira. Observamos que a aplicação do jogo pôde contribuir com uma nova maneira de engajar os estudantes com o conteúdo histórico, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais através da interação em grupo e do jogo. O jogo “História e Conflitos: Segunda Guerra” exemplifica como ferramentas lúdicas podem ser eficazes no ensino de conteúdos complexos, como a história da Segunda Guerra. A combinação de pesquisa, adaptação criativa de jogos existentes e aplicação prática em um contexto educacional realça a importância de abordagens inovadoras na educação, no âmbito da iniciação à docência. Ao longo do processo formativo percebemos que a elaboração de materiais didáticos e lúdicos contribuiu para ampliar nosso repertório pedagógico. Em conclusão, o jogo “História e Conflitos: Segunda Guerra” marca uma busca por métodos de ensino mais dinâmicos que podem transformar a maneira como os alunos aprendem História na sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de história. Jogos. Segunda Guerra.