A presente pesquisa investiga a Vila do Pinheiro (PA), atualmente Icoaraci, no norte da cidade de Belém. O local originou-se como uma fazenda no início do século XVIII, tornando-se Povoação em 1869 e Vila em 1895, e incorporada a Belém em 1900. A Vila do Pinheiro foi representada na imprensa principalmente como um espaço rústico e de veraneio, um lugar de aprazível diversão, para onde uma parte da população belenense se deslocava, por meio da navegação a vapor e posteriormente pelos trilhos da Estrada de Ferro de Bragança. Idealizando-se esse espaço como pitoresco e calmo. Contudo, com base no acervo judiciário do Tribunal de Justiça do Pará, localizado no Centro de Memória da Amazônia, em Belém, foi possível localizar processos criminais originados do Pinheiro, que revelam outras experiências sociais para além daquelas representadas na imprensa. Nesse sentido, a pesquisa tem como finalidade, reconstruir relações cotidianas das camadas populares e das elites que se davam naquela localidade como o lazer, os conflitos e as redes de solidariedade e de trabalho. Em termos metodológicos, a pesquisa toma como fonte dois grupos de documentos: o acervo documental do Centro de Memória da Amazônia, dando destaque aos processos crimes e jornais paraenses. Podemos apontar como resultados parciais o fato de que a Vila do Pinheiro (PA), esteve entranhada por transformações e conflitos oriundos das dinâmicas sociais da época, como os processos migratórios e a imposição de normas higienistas pela Intendência Municipal. Desse modo, para esse momento da pesquisa, conclui-se que as camadas populares construíam relações próprias, de afeto ou desafeto, em suas vizinhanças e espaços de lazer, ao mesmo tempo que se compreende outros aspectos da chamada “belle époque” amazônica.
Palavras-chave: Vila do Pinheiro (PA). Conflitos. Lazer. Higienismo. Séculos XIX e XX.
Kellen
em resposta ao Trabalho
Trabalho interessantíssimo sobre este local!
Aline Emilly Silva do Nascimento
em resposta ao Trabalho
Trabalho maravilhoso e muito pertinente para contribuição da história da construção de Belém e suas regiões.
Iris Nascimento
em resposta ao Trabalho
Muito pertinente o seu trabalho. Espero que hajam mais produções sobre a Vila do Pinheiro!
Kleverson Luiz da Silva Cordeiro
em resposta ao Trabalho
Excelente trabalho. Um território que necessita desse apego e carinho sobre sua história, Belém também é Vila do Pinheiro! Nota 10 pelo trabalho.
Evelyn Arlinda A. de Carvalho
em resposta ao Trabalho
A apresentação está condizente com o resumo. Consegui identificar os aspectos principais da pesquisa, a organização das palavras no banner e na exposição se interligam perfeitamente. Parabéns, excelente!
Maycom Cristyan
em resposta ao Trabalho
Muito boa apresentação acerca desse panorama entre a classe de elite e das camadas mais populares