A pesquisa analisa a censura cinematográfica no Brasil no período da ditadura civil-militar (1964-1985) a partir de um conjunto de filmes que tematizem o passado com o intuito de estudar as disputas em torno dos usos políticos do passado. Tem-se por objetivo investigar como procederam os censores ao analisarem filmes cuja temática eram experiências históricas distantes ou recentes, casos, por exemplo, do julgamento de Sacco e Vanzetti nos Estados Unidos na década de 1920, retratado no filme homônimo de Giuliano Montaldo em 1971, e do golpe de Estado conduzido no Chile pelo general Augusto Pinochet em 1973 que serviu de inspiração para o diretor Constantin Costa-Gavras em Desaparecido (Missing, EUA, 1982). Tomando como ponto de partida que a censura, em regimes de exceção, é uma ação que visa interditar discursos que apontem tensões sociais, coloquem em questão figuras de autoridade – como o Estado, as forças armadas e a Igreja –, foquem dissensões políticas, ou abordem as diferentes formas de violência, física e simbólica, investigamos como essa interdição (ou a não interdição) foi operacionalizada nesses filmes. Sua importância reside no fato de que o passado e suas representações estão em permanente disputa em qualquer sociedade, mas, em regimes ditatoriais ou de exceção, ocorrem numa correlação de força desigual na qual a censura exercida pelo Estado ocupa um papel central na prescrição de condutas, papéis e normas sociais, e na construção da figura do inimigo (interno e/ou externo). O foco da investigação está para além do estudo dos filmes brasileiros, visto que a questão central é o controle das representações das instituições e de seus agentes, das normas e condutas sociais e das formas de violência com vistas à manutenção de um conceito de nação propagado pelo regime. O fato de que cada certificado de exibição tinha a validade de cinco anos permite acompanhar as mudança e permanências em relação à apreciação dos filmes ao longo do período. Os processos de censura e seus respectivos pareceres, localizados no Arquivo Nacional (fundo DCDP), em Brasília, constituem a principal fonte da pesquisa.
Palavras-chave: Ditadura civil-militar. Censura. Cinema.