A patrimonialização do sagrado e a sacralização do patrimônio. Educação museal, memória e recordação nos museus de Juazeiro do Norte (1952-2011)

Autor(a) principal: Cristina Rodrigues Holanda
Co-autor(a): -

A pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC. Tem por objetivo analisar os processos de formação e transformação de três museus em Juazeiro do Norte -CE: Museu Cívico Padre Cícero, Memorial Padre Cícero e Museu Vivo Padre Cícero. Esses lugares de recordação estabelecem práticas educativas museais que “patrimonializam o sagrado” e “sacralizam o patrimônio”, envolvendo diferentes sujeitos históricos (instituições mantenedoras – Prefeitura e Ordem dos Salesianos – diretores, funcionários, intelectuais colaboradores, romeiros), num campo de acordos e conflitos construtores da memória social acerca do município e de seu “patriarca”, o Padre Cícero Romão Batista. O procedimento do “estranhamento”, proposto por Carlo Ginsburg, nos possibilita perceber a cultura material desses museus como principal fonte documental. Os museus e suas coleções são lugares de escrita de memórias e histórias que usam como “palavra principal” o objeto. Mas o artefato não fala por si. Ele só possui propriedades de natureza físico-química (forma, cor, peso, textura, cheiro etc) e suas funções e significados são sempre forjados nas relações dos homens entre si e destes com as “coisas”. Ele precisa ser “estranhado” para percebermos suas condições de fabricação, usos e desusos, antes e após a sua chegada nos espaços museais. Necessita ser interrogado: “como” e “porquê” está ali ou está ausente? E esse interrogatório só se torna mais profícuo no cotejamento com outras tipologias de fontes, como matérias jornalísticas, entrevistas semiestruturadas e materiais institucionais (termos de doação, fichas de inventário, catálogos, folders, plano museológico, relatórios). Por sua vez, o cotejamento entre as fontes necessita ser estabelecido nos diálogos entrecruzados com a historiografia contemporânea, sobretudo a que se encontrada voltada para os debates acerca do patrimônio cultural. A pesquisa trabalha com “escalas de observação” variáveis como recurso teórico e metodológico. Desse modo é possível questionar a submissão dos indivíduos (como os romeiros) às pressões das estruturas sociais, sobretudo as de caráter simbólico, como as que percebemos nas políticas patrimoniais e de educação museal. Esse estudo contribui na ampliação da historiografia acerca do patrimônio cultural e, especificamente, dos museus no Ceará.

Palavras-chave: Museus. Patrimônio. Cultura Material. Juazeiro do Norte. Padre Cícero.