A produção musical de Rita Lee e a censura na década de 1980

Autor(a) principal: Valéria Aparecida Alves
Co-autor(a): -

Rita Lee Jones (1947) figura entre uma das mais produtivas compositoras da MPB. Autora de diversas canções – apenas no acervo disponível no Arquivo Nacional contabiliza-se 130 processos no repositório do Fundo – estabeleceu parceria, sobretudo com homens – apenas a composição de duas canções dividiu com Lúcia Turnbull – sendo o maior parceiro Roberto de Carvalho, seu companheiro de vida e trabalho desde 1977. Sua obra musical, através do eu lírico feminino, explora questões sociais e políticas, trivialidades do cotidiano, relações amorosas, sexualidade e o uso de drogas, com linguagem coloquial, marcada pelo deboche, ironia e crítica. Divulgada por diversas gravadoras, embora tenha sido a Som Livre que mais propagou sua produção. Suas canções marcaram, ainda, os palcos em peças teatrais e espetáculos musicais e a TV, na trilha sonora de novelas, no tema de abertura do programa TV Mulher e na série Malu Mulher. Durante o contexto da Ditadura Militar (1964-1985) e a prática da censura exercida através da Divisão de Censura e Diversões Públicas – DCDP -, enfrentou o cerceamento sobretudo na década de 1980 – durante os anos 1970 apenas duas canções foram vetadas – quando vinte e uma canções sofreram vetos totais e/ou parciais, resultando na exigência de alterações – títulos e/ou trechos – e restrições para execução em rádios e TV. O aumento de obras vetadas pode ser explicado em razão de que no período de abertura política “lenta, gradual e segura”, a censura continuou vigente (até 1988), e seus mecanismos aperfeiçoados, com a centralização e normas e melhor estruturação, além da expansão da indústria cultural. Assim, a comunicação ora proposta apresenta a análise dos pareceres da Divisão de Censura de Diversões Públicas sobre as canções de Rita Lee para discutir os mecanismos da censura no Brasil, durante a década de 1980. Busca-se problematizar os critérios estabelecidos para o veto das canções e os mecanismos utilizados pela artista para driblar o cerceamento.

 

Palavras-chave: Ditadura Militar. Censura. Música. Rita Lee.