Alfabetização de jovens e adultos na ditadura civil-militar: a experiência do mobral no norte de Goiás

Autor(a) principal: Tainara Ferreira Mousinho
Co-autor(a): -

O Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL foi inserido no contexto da ditadura civil-militar prometendo diminuir de forma significativa o índice de analfabetismo no Brasil. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a atuação e desenvolvimento do MOBRAL na antiga região norte de Goiás. O recorte temporal contempla os anos de 1970 a 1985, período de vigência do movimento.  Para tanto, estamos utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental em relação ao MOBRAL, mediada pela perspectiva da história oral. Nesse sentido, surgiram questionamentos que perpassam e se relacionam à realidade e ao contexto histórico do interior do estado de Goiás no período. Ou seja, nos propomos a refletir sobre a atuação e existência do MOBRAL no norte de Goiás, identificando a sua instalação, desenvolvimento e recepção pelo povo nortense. Dentre os estudos sobre a temática, podemos destacar os realizados por Ribeiro (1992), Romanelli (1998), Haddad; Di Pierro (2000), Ghiraldelli (2015) e Paiva (2015). Nos estudos sobre a história oral, utlizamos como base as leituras de Bosi (1994), Meihy (1998), Ferreira; Amado (1998) e Thompson (1992). Sendo assim, a partir da análise das fontes documentais e orais, o estudo permitirá destacar a relevância das memórias individuais e coletivas – relacionando-as – existentes sobre o movimento e suas especificidades, contribuindo assim com o campo de pesquisa sobre a história da educação e das populações amazônicas no referido espaço de estudo.

 

Palavras-chave: Memória. Ditadura Civil-Militar. Educação de Jovens e Adultos.