“AmarElo – é tudo pra ontem”: o ensino de história e da cultura afro-brasileira através dos heróis e heroínas negros presentes no documentário do rapper Emicida

Autor(a) principal: Michelle Juliane Ferreira Oliveira

Buscando cumprir com o que estabelece a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história da cultura africana e afro-brasileira é que este trabalho foi pensando. Buscando assim busca analisar de que forma o documentário AmarElo – É Tudo pra Ontem contribui para a construção da identidade negra afirmativa, a partir do conhecimento e valorização de heróis e heroínas negras não inseridos na historiografia tradicional brasileira. A discussão, tem por objetivo identificar como o documentário do rapper Emicida pode contribuir com a educação antirracista, a partir do despertar para a formação de uma consciência histórica e valorização de personagens importantes na história da população afro-brasileira. Para tanto, o documentário será exibido para os estudantes de ensino médio da escola Alice Moreira de Oliveira, onde serão analisadas através de questionários, as contribuições desses heróis e heroínas negros para a história da população negra no Brasil. A pesquisa se encontra em fase inicial, não tendo ainda resultados definitivos.

Palavras-chave: Ensino de história. Educação antirracista. Identidade. Consciência histórica.