As mobilizações da linguagem televisiva na Eleição Presidencial de 1989

Autor(a) principal: Lucas Cavalcante Estevão

Em 1989, as estratégias eleitorais na campanha televisionada foram fundamentais para vincular as produções publicitárias aos discursos políticos das candidaturas. As produções audiovisuais da eleição presidencial de 1989 direcionou para o telespectador as atribuições de eleitor ao explicitar a importância do seu voto a partir do Horário Gratuito Político Eleitoral, um espaço que apresentou as candidaturas e promoveu as apropriações de conceitos políticos emergentes pós-Ditadura Civil-Militar. As peças veiculadas na televisão mobilizaram a expressão e a demarcação dos posicionamentos político-partidários das candidaturas durante a primeira campanha eleitoral da Nova República. A análise dos programas eleitorais oferece possibilidades de reflexões históricas articuladas com as questões demarcadas nos tensionamentos das imagens, discursos e reproduções sociais difundidos na televisão. O emprego de recursos audiovisuais na primeira eleição presidencial no contexto da redemocratização foi impulsionado por duas principais percepções. Primeiramente, as relações estéticas com a produção de propagandas eleitorais em um contexto marcado pela redemocratização. O segundo estímulo se constitui com as possibilidades da análise do papel central da televisão como o principal meio de comunicação no país, influenciando a estratégia de comunicação política. Diante disso, as linguagens televisivas, ao conduzirem as campanhas eleitorais, proporcionam mobilizações dos comportamentos coletivos que ampliam inquietações acerca da relevância da televisão brasileira durante o início da Nova República na consolidação dos debates sociais. Dessa forma, a televisão pode ser pensada como articuladora das reproduções e das memórias sociais na campanha eleitoral, os segmentos da campanha audiovisual dinamizam as programações televisivas, criando ambientes de cruzamento de espaços, narrativas e linguagens. Essa dinâmica possibilita uma análise dos contextos de produção, posicionamentos políticos e formatos de consumo, proporcionando o contato com o tempo histórico e os elementos visuais emergentes.

Palavras-chave: Horário Eleitoral. Eleição 1989. Televisão. Redemocratização. Audiovisual.