Descolonizando o saber: desafios e possibilidades no ensino de história

Autor(a) principal: Gabrielle Legnaghi de Almeida

Este trabalho propõe uma reflexão sobre como as novas tendências da historiografia podem ser utilizadas e aplicadas, com a devida metodologia, no ensino de história. Sob essa perspectiva, considerou-se que a arte pode ser utilizada como uma ferramenta valiosa para promover uma abordagem decolonial, que não apenas enriquece o entendimento do passado, mas também desafia e transforma as narrativas históricas tradicionais. Reconhecendo os desafios cotidianos enfrentados pelos professores ao abordar temas sociais sensíveis, destaca-se a importância de desenvolver nos alunos um senso crítico através do ensino de história. A perspectiva decolonial, incorporando a arte como um recurso didático, pode ampliar a compreensão das diversas tendências históricas. Ao aplicar um modelo de aula expositiva por meio de análises sobre as obras do pintor mexicano Diego Rivera (1886-1957), buscou-se o estímulo à reflexão crítica sobre as complexidades e nuances da história. Essa abordagem, além de contribui para o enriquecimento o repertório cultural dos alunos, também os capacita a questionar as narrativas dominantes, reconhecendo as diferentes vozes e experiências que contribuíram para a construção do passado.  Portanto, a perspectiva decolonial em sala de aula pode proporcionar uma compreensão mais rica, ampla e inclusiva da história. Por fim, é capaz de estimular o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas nos estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos com uma bagagem abrangente e analítica.

Palavras-chave: Ensino de História. Decolonialismo. Recurso didático.