Diálogos sobre o PIBID/História e seus reflexos nas trajetórias profissionais de Professores e Professoras de História

Autor(a) principal: Ana Carla de M. Trindade

Esta comunicação tem como objetivo tecer reflexões sobre a pesquisa que estamos desenvolvendo, ainda em fase inicial, em nosso estudo no doutoramento em História, vinculado ao Programa de Pós-graduação em História (PGH) – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nossa análise caminha pelas representações e trajetórias dos professores e professoras de história que foram bolsistas do subprojeto PIBID/História na UFRN. Nosso recorte temporal é de 2009 a 2022.  Nessa comunicação, delimitamos a apresentação às reflexões sobre a história do subprojeto PIBID/História nessa instituição e seus impactos na formação docente na fase inicial. Propomos levantar diálogos acerca de como as dinâmicas no subprojeto mobilizou na rotina dos bolsistas processos de autorreflexão sobre a prática, ao situar a escola como espaço de pesquisa e aprendizagem docente. Na seara desse recorte, nossos resultados tem apresentado dados que nos permitem conhecer o lugar profissional, social e historiográfico desses profissionais relacionando-os aos impactos do programa em suas trajetórias profissionais. As fontes nos permitem localizar se seguiram a carreira no magistério e há quanto tempo estavam/estão atuando profissionalmente, se mudaram de área, quais suas áreas de pesquisa e espaços de atuação profissional dentre outras questões. Utilizamos nesse recorte, a metodologia de pesquisa qualitativa, com estudo das fontes documentais. A fim de discutir teoricamente, chamamos para esse estudo alguns pesquisadores do campo da História em diálogo com Educação, que nos permitem caminhar pelas discussões do ensino de História como área de investigação.

Palavras-chave: Professores de História. PIBID. Profissionalização docente. Ensino de História.