Ensino de História Local e protagonismo estudantil: a formação integral por meio da produção de pesquisa científica

Autor(a) principal: André Luiz Henrique Tavares de Melo Rodrigues

Busca-se com este trabalho analisar a maneira pela qual os protagonistas estudantis das turmas de segundos e terceiros anos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral João Alves Moreira, localizada na zona rural de Aracoiaba, recorreram à produção de pesquisa científica sobre as realidades histórico-sociais de suas comunidades, no processo de desenvolvimento de pensamento crítico, contribuindo assim para sua formação cidadã. Apesar dos diversos desafios, como a pouca disponibilidade de fontes secundárias historiográficas sobre suas localidades, os jovens estudantes foram orientados à realizar pesquisa de campo, buscando fontes documentais primárias, para que a partir de suas análises a historiografia local fosse produzida pelos mesmos. Os protagonistas, orientados pelo professor da disciplina História Local da EEMTIJAM, foram à campo e por meio da análise de fontes imagéticas, orais e escritas pesquisaram sobre movimentos sociais em que historicamente seus próprios familiares participaram de forma ativa. Os protagonistas aprenderam sobre conceitos utilizados na construção de investigação em sala de aula e utilizaram esse aprendizado, juntamente à interpretação de textos e análise de fontes para apresentar projetos, realizar tarefas e ter excelente desempenho em questões de provas de cunho científico, que ocorreram no primeiro semestre como ONHB, além da OCHE, ONHB-A e Ceará Científico no segundo semestre do ano de 2023. Em todos estes eventos os jovens protagonistas da EEMTIJAM obteviveram bons resultados, não só com o recebimento de medalhas de ouro e prata, mas no desenvolvimento integral da formação de cidadãos conscientes de seus direitos e que podem contribuir a partir de então na luta por uma educação pública de qualidade, utilizando a aprendizagem histórica compreendida dentro de sala de aula como ponto de partida para a busca uma sociedade mais justa e com equidade.

Palavras-chave: Protagonismo. História Local. Cidadania.