Ensino de história para EJA em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades

Autor(a) principal: Alyne Martins Gomes

A atividade docente é uma ação desafiadora e complexa, e se agudiza para os educadores que atuam em ambientes hospitalares. Para além daquilo que é comum aos educadores em geral, no planejamento e execução das atividades, como ponderar às faixas etárias, os segmentos educacionais, há algo fundamental a ser considerado pelas(os) docentes que atuam em ambientes hospitalares, o estado clínico das(os) estudantes. A ação das(os) professores, neste contexto, deve possuir sistematização, organização e intencionalidades pedagógicas bem planejas e, que considerem as especificidades e peculiaridades das(os) educandas(os) e dos espaços hospitalares onde estão, além da adequação e adaptação dos processos e recursos sempre que necessário. Desse modo, enquanto professora de História, atuando no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar – ATEHD com estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA pacientes de um Centro de Hemodiálise, fui levada a refletir de modo mais aprofundado sobre o ensino neste contexto. Diante disso, problematizar o que, por que e como garantir aprendizagens aos estudantes é aspecto imprescindível para a elaboração dos projetos de ensino. Assim, apresenta-se neste artigo um relato da experiência de um projeto de ensino, tendo como proposta a metodologia de aulas como oficinas com a temática “História do Café no Brasil”, desenvolvidas em 2023 no Centro de Hemodiálise no município de Itabuna-Ba, com estudantes da EJA (de todas as etapas do Ensino Fundamental) matriculados na rede municipal que realizam semanalmente tratamento dialítico. A aula como oficina considera que os estudantes encontram-se efetivamente em atividade de estudo quando analisam o conteúdo com a orientação dos professores e com seus colegas, e podem tentar descobrir, problematizar, conceituar o conhecimento teórico, ou seja, se apropriam desse conteúdo. Tem por objetivo promover com os estudantes debates e reflexões sobre o tema, comparações passado/presente proporcionando compreensão sobre contexto histórico e social bem como, posicionamento frente aos conteúdos e materiais selecionados. Assim, as(os) estudantes são estimulados a fazer inferências e comparações, numa perspectiva interdisciplinar com outros componentes. O presente trabalho está assim organizado: apresentamos a justificativa do tema escolhido, problematizando a relevância deste. Em seguida, trataremos respectivamente, das bases teóricas e metodológicas, descrevendo passo a passo o planejamento, os objetivos, conteúdos, recursos, instrumentos de avaliação utilizados na realização das aulas oficinas. E na última parte, apresentamos a culminância e os resultados obtidos com a execução do projeto de ensino.

Palavras-chave: Educação em Ambientes Hospitalares. EJA. Aula oficina.