Navegando em outros mares: percepção e análise da atuação profissional de historiadores formados pela UFRN na rede social Instagram de 2020 a 2022

Autor(a) principal: Viviane Cristine Pereira Nunes

Este trabalho, fruto das análises iniciais dos questionários preenchidos pelos egressos do curso de licenciatura em história oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pretende discutir as possibilidades e dificuldades de inserção do historiador no ciberespaço (LÉVY, 2010) a partir da percepção apresentada por esses sujeitos no que diz respeito à formação inicial recebida por eles. Além disso, busca refletir sobre a necessidade de reconfiguração da profissão para atender as demandas da atualidade, sobretudo em um cenário em que a História enquanto ciência se encontra permanentemente sob ataques revisionistas, negacionistas e conservadores. Essa nova demanda, definida como virada digital (NOIRET, 2015), desafia a relação dos historiadores com os espaços públicos e nos conclama a ocupar esse novo local de produção e difusão de conhecimento, o que requer da universidade um esforço para a formulação de um currículo que acompanhe essas demandas do tempo presente, instrumentalizando esse profissional a utilizar as redes sociais enquanto um espaço de atuação e não somente como um recurso de ensino e aprendizagem histórica. A metodologia utilizada neste trabalho consiste no uso da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2015) para a compreensão dos valores e ideias intrínsecos às mensagens e aos discursos feitos, cujos significados, por vezes, não estão explícitos no texto, mediada pela reflexão teórica acerca de temas como história pública (CARVALHO; LUCCHESI, 2016) e história digital (LUCCHESI,2014a; CARVALHO, 2016).  A análise inicial dos questionários permitiu concluir que os egressos do curso de história da UFRN enxergam o uso das redes sociais como importante, embora afirmem, em contrapartida, que não receberam suporte formativo da universidade no que diz respeito ao uso desse espaço, fator que pode ser condicionante para a resistência de alguns em relação ao exercício da profissão no âmbito público e nos meios digitais e para a desistência daqueles que optaram por fazer uso do ciberespaço com finalidade profissional.

Palavras-chave: Atuação profissional. História Pública. História Digital.