O caderno de registros diários e a memória do trabalho pedagógico da equipe diretiva de uma escola pública na região da Baixada Fluminense-RJ

Autor(a) principal: Regina Lúcia Ferreira Cravo

O Regimento Escolar das Unidades Escolares do Município de Duque de Caxias publicado em 2005 descreve a composição da Equipe Diretiva no contexto da organização dos recursos humanos na escola. A Equipe Diretiva envolve o Diretor, o Vice-Diretor, o Orientador Pedagógico, o Orientador Educacional e o Dirigente de Turno, devendo coordenar ações coletivas e integradoras, visando ao desenvolvimento de relações democráticas no interior da Unidade Escolar com a colaboração do Conselho Escolar conforme proposto no artigo 9° do referido documento. O entendimento inicial trazido fundamenta este estudo que busca refletir sobre os cadernos de registros diários da equipe diretiva de uma escola pública de Duque de Caxias e o seu papel como instrumento de preservação da memória do trabalho pedagógico realizado pelos profissionais da Educação na dinamização das práticas formativas e curriculares necessárias ao desenvolvimento do ano letivo. Através da análise qualitativa de natureza básica, com finalidade exploratória/descritiva procura-se conhecimento sobre o assunto proposto, tendo na pesquisa documental realizada junto às anotações e escritos diários contidos nesses cadernos, o principal procedimento de coleta de dados privilegiado. Apoiando-se nas contribuições de Denice Barbara Catani (2000;2002), Belmira Oliveira Bueno(2002), Henry Rousso(2009), Antônio Nóvoa (1992 e 2005) e Vani Moreira Kenski(2000), este estudo sobre o patrimônio educativo contido nos cadernos das equipes diretivas escolares compreende a possibilidade de colaboração no que tange à História da Profissão Docente e como também a História do Tempo Presente, uma história na qual o historiador investiga um tempo que é o seu próprio com testemunhas vivas e com uma memória que pode ser a sua. Diante dos estudos sobre a vida dos professores, as biografias e autobiografias, relatos memorialísticos, quais seriam as percepções que podem ser realizadas? O esforço de compreender o próprio fazer, o prazer de dizer-se ou contar-se contribui para que o indivíduo/aluno/professor inicie a reflexão sobre sua história dos processos formadores e de atuação profissional. Além disso, favorece a constituição da memória pessoal e coletiva inserindo o indivíduo nas histórias e permitindo-lhe a partir destas tentativas, compreender e atuar. Especificamente, este estudo favorece a compreensão desses processos no âmbito da atuação da equipe pedagógica de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias.

Palavras-chave: Cadernos de registros diários. Memórias da equipe pedagógica. Escola pública.