O ensino de história através da Olimpíada Nacional em História Do Brasil (ONHB) e da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) – 2018 a 2022

Autor(a) principal: Marisnanda Mota Araújo

Nos últimos anos, os debates em torno do ensino de história enquanto campo de pesquisa vem ganhando força e criando um contexto favorável de investigação e reflexão sobre questões importantes para nossas práticas pedagógicas e metodologias adotadas nas práticas docentes. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma investigação acerca do ensino de história e da aprendizagem histórica de estudantes da Educação Básica através de suas experiências na ONHB e na OCHE, entre os anos de 2018 e 2022, período em que eu participo dessas competições como professora orientadora, nas redes de ensino pública e privada. A hipótese central desse trabalho é analisar como a ONHB e a OCHE contribuem para uma aprendizagem significativa para os estudantes, mirando na construção da Consciência Histórica, que é um exercício de reflexão sobre si e sobre o mundo, e quais as suas implicações nas minhas práticas docentes ao longo desses cinco anos de experiência olímpica. Ciente de que o processo de ensino-aprendizagem está em constante mudança, essa pesquisa é também uma proposta de reflexão e aperfeiçoamento da ação docente e das metodologias empregadas no ensino de história para estudantes da Educação Básica. O método adotado foi a análise documental e a aplicação de um questionário para coleta de dados com os estudantes, por isso, trata-se, de uma pesquisa qualitativa. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que projetos como a ONHB e a OCHE, que estimulam a investigação científica pelos estudantes através do contato destes com as fontes histórica, promovem uma aprendizagem significante e contribuem para a divulgação da história no ambiente escolar.

Palavras-chave: Ensino de história. Olimpíadas científicas. ONHB. OCHE.