Oficina “a caixinha da vovó”: descobrindo sobre a memória e o passado de imigrantes portugueses no Paraná

Autor(a) principal: Mayla Louise Greboge Montoia

A Caixinha da Vovó é uma atividade originalmente criada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de História da Universidade Federal do Paraná, que tem como objetivo familiarizar os estudantes com o ofício do historiador. Através de uma caixa física repleta de fontes históricas variadas, os estudantes são encorajados a criar uma narrativa que organize os documentos de forma a contar sobre uma determinada personagem: a vovó, dona da caixa. Partindo desse modelo, mas utilizando a documentação da minha pesquisa sobre imigração portuguesa em Curitiba, elaborei um material didático a partir do exemplo do grupo PET para introduzir a discussão sobre as fontes históricas e história local. Além de preparar os alunos para o trabalho em sala de aula ao longo do ano letivo, a atividade é um importante ponto de partida para desenvolver a crítica, a reflexão e a empatia histórica. Os documentos da caixa contam a história da vovó Leonor, uma filha de portugueses que emigraram para o Brasil na segunda metade do século XIX e se estabeleceram em Curitiba. Leonor é uma personagem fictícia, contudo, os eventos que inspiram a construção de sua trajetória são reais, baseados em histórias de imigrantes marginalizados e esquecidos do mesmo período. À vista do exposto, o objetivo da comunicação é apresentar o material desde sua origem, ou seja, a atual pesquisa acadêmica, e, também, discutir os resultados de sua adaptação para a sala de aula.

Palavras-chave: Imigração Portuguesa. Ensino de História. Fonte histórica. História. Paraná.