Este trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA – UFC e tem por objetivo refletir como os monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos das cidades podem favorecer a aprendizagem histórica dos estudantes da Educação Básica a partir de sua utilização como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de História. Nesse sentido, a análise das esculturas públicas no ensino de História, na educação básica, parte da necessidade de refletir a respeito do papel das estátuas e bustos como vestígios, documentos, evidências do passado, que permitem aos estudantes refletirem sobre a construção de narrativas oficiais nos espaços públicos da cidade, além de possibilitar reflexões sobre memória, identidade e empatia histórica nesses espaços. Ainda a esse respeito, também importa destacar a análise dos atos de rasura, realizados nos monumentos, ao longo do tempo, pois estes ajudam os estudantes a entendê-los como reações da sociedade em relação à memória exaltada nos mesmos. Outro ponto importante se refere a análise dos principais documentos que referenciam a educação brasileira, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, no que se referem a necessidade do trabalho com fontes históricas diversas e entre estas destacamos os monumentos estatuários. Portanto, propomos uma nova relação educativa com os monumentos estatuários, por meio de uma proposição didática de metodologia de investigação histórica dos monumentos estatuários e bustos erigidos nos espaços públicos da cidade como fontes para a problematização dos objetos de conhecimento nas aulas de História no Ensino Médio, proporcionando aos estudantes conhecer, interpretar e apropriar-se ou ressignificar as memórias exaltadas em tais monumentos.
Palavras-chave: Ensino de História. Patrimônio. Monumentos estatuários.