Reescrever a história do município a partir de seu Cemitério significa lidar, não somente com uma visão de história local diferenciada, como também lidar com disputas políticas, religiosas, culturais e sociais. O Cemitério da Saudade é tomado como um espaço, um lugar praticado, de mudanças, permanências, simultaneidades e recorrências nas práticas e representações culturais lócus da representação e da trama social. A partir da historicidade do próprio Cemitério da Saudade (1915-1952), fundado enquanto primeiro grande espaço público de enterramento no Município de Vitória da Conquista e, toda a sua dimensão – do Ato Administrativo de sua criação ao de sua expansão. A ocupação da necrópole dentro da organização espacial dentro da urbe e sua lógica interna de ocupação e representação próprias. Valer-se do cemitério enquanto ferramenta pedagógica é compreendê-lo enquanto patrimônio material e imaterial de um povo, como espaço arquitetônico, local de práticas culturais, cristalização da memória, de lembrança e esquecimento e de representações sobre as maneiras como uma dada comunidade se organiza, constrói memória e organização própria para viver intangível. E urge valorizá-lo em toda sua importância e potência. Estudar a historicidade da morte pelo viés da história cultural é buscar compreender que representações sociais estão ali reveladas, silenciadas, perpetuadas. No estudo da morte a partir de suas representações em formas tumulares, o Cemitério da Saudade se constitui enquanto objeto-documento desta pesquisa tal qual um “livro de pedra” acessível a toda gente. O que se pretendeu perpetuar a partir dos túmulos em toda sua composição? O Cemitério é identidade? Memória? Relação de poder? Que narrativas, pois, sobre Vitória da Conquista, podem ser construídas por sua própria História? E que sentidos históricos, artísticos exprimem seus túmulos? E, por fim, que relações tais representações estabelecem com a memória histórica da cidade de Vitória da Conquista e como potencializar o processo de ensino-aprendizagem por meio da historicidade do Cemitério da Saudade? Aspira-se, portanto, situar o Cemitério da Saudade e sua História compreendendo este espaço em toda a sua complexidade, em especial como local de representação de práticas socioculturais variadas. Diante dos resultados, pretende-se apresentar uma proposta de Ensino de História em interface com a Educação Patrimonial. Por meio da elaboração da proposta pedagógica de um Manual de Visita Guiada para Aula de Campo voltado para docentes objetiva-se cooperar com o desenvolvimento de um ensino capaz de problematizar a realidade histórica a partir do Patrimônio Material e da História do Cemitério da Saudade.
Palavras-chave: Cemitério. História. Morte. Patrimônio. Ensino de História.