Os “senhores da história” e a invenção de um passado para a província do Ceará (1859-1869).

Autor(a) principal: Frank Adriano Oliveira de Sousa - UFC

Muito já se tem dito, escrito e problematizado a respeito da imbricada relação entre a formação dos Estados nacionais e a escrita da história no século XIX, Isso porque, na maioria dos casos, a história forneceu os argumentos temporais necessários à legitimação de discursos nacionais/nacionalistas (HOBSBAWM; RANGER, 2021). No caso brasileiro, isso se verifica poucos anos após a sua independência (1822), com a criação, já no ano de 1838, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) (GUIMARÃES, 2011). Foi por meio dessa instituição e de sua “retórica da nacionalidade” (CEZAR, 2018) que se buscou amalgamar as partes provinciais a um todo nacional (RAMOS, 2012). Nesse sentido, voltando o olhar para uma das partes envolvidas nesse processo, esta pesquisa busca analisar como se deu a inserção do Ceará no projeto de escrita da história nacional, notadamente entre os anos de 1859 e 1869, quando foram publicadas as primeiras narrativas historiográficas sobre o passado dessa província. Os textos em questão são: “Apontamentos para a história do Cariri” (1859) de João Brígido; “Ensaio estatístico da Província do Ceará” (1863-1864) de Thomaz Pompeu de Sousa Brazil; “História da Província do Ceará desde tempos primitivos até 1850” (1867) de Tristão de Alencar Araripe e “Esboço histórico sobre a Província do Ceará”, de Pedro Théberge, concluído em 1862 e publicado postumamente em 1869. Interessa compreender, portanto, o contexto de produção, circulação e recepção desses escritos, além de evidenciar quem eram os sujeitos envolvidos em tais empreendimentos e problematizar as disputas, ou seja, os consensos e os dissensos, em torno das diferentes leituras propostas para a história do Ceará. Desse modo, nossa metodologia consistiu na análise desses escritos a partir do cruzamento com outras tipologias de fontes, a saber: jornais, revistas dos institutos históricos, relatórios de admissão de sócios, etc. Tal procedimento tem permitido perceber até aqui, ainda que parcialmente, que a escrita da história atendeu, não só a criação e a manutenção do Estado nacional brasileiro, mas, sobretudo, as demandas e os interesses de suas elites dirigentes, tanto no que se refere ao Brasil, de um modo geral, quanto no que diz respeito à província do Ceará, em particular.

Palavras-chave: Estados nacionais. Escrita da história. Província do Ceará. Narrativas historiográficas. Passado.