Outros caminhos de aprendizagem: o ensino de história a partir da inserção de recursos didáticos sobre a história local (Caxias/MA)

Autor(a) principal: Aldeanne Silva de Sousa
Co-autor(a): Jakson dos Santos Ribeiro

O ensino de história torna-se mais dinâmico, a partir da inserção de recursos didáticos. Nesse caso, a proposição deste texto é apresentar com o processo de aprendizagem da História Local, pode ser desenvolvido, a partir do uso de recursos didáticos que amplie as possibilidades de compreensão dessa história, com uso desses instrumentos pedagógicos. Por essa via, é necessário apontar que, tal abordagem, visa apontar uma conexão com os conteúdos e temáticas que não são contempladas no currículo. No cerne dessa proposta, busca-se aprimorar a compreensão do processo de aprendizagem ao incorporar recursos didáticos que possibilitem a compreensão a luz do ensino da história local em sala de aula. Desse modo, ressaltamos, que a proposta não é apenas transmitir conhecimento histórico, mas também promover uma experiência educacional problematizadora e contextualizada. Assim, a metodologia adotada neste estudo baseia-se em uma abordagem a luz da observação participante, visando enriquecer o ensino de história local. Inicialmente, faz-se uma discussão acerca da relevância do uso de recursos didáticos no ensino de história local. Em seguida, o método de observação desempenhará um papel crucial, pois é através dele que poderá notar-se o quanto o uso desses recursos podem ser transformadores no processo de aprendizagem para o ensino da história local, como também o diálogo e a colaboração dos alunos serão fatores-chave para o sucesso desta metodologia, permitindo uma experiência de aprendizado mais rica e significativa. Com isso, os resultados desta abordagem revelaram um aumento significativo no interesse e engajamento dos alunos no estudo da história local. O uso de recursos didáticos promoveu discussões mais aprofundadas em sala de aula, evidenciando uma compreensão mais robusta dos eventos históricos locais. Ademais, os resultados indicam que a integração de recursos didáticos sobre a história local não apenas aprimora a compreensão histórica, mas também promove um aprendizado mais participativo, conectando os alunos de forma mais significativa com sua herança e identidade local. Portanto, centrada na história local revelou-se eficaz, proporcionando um ambiente de aprendizado mais envolvente e conectado. O aumento do interesse dos alunos, o engajamento nas atividades práticas e a autonomia demonstrada nos projetos de pesquisa destacam a relevância de incorporar recursos didáticos locais no ensino de história. Essa estratégia não apenas enriquece o conhecimento histórico, mas também fortalece os vínculos entre os alunos, a comunidade e sua própria história, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro.

Palavras-chave: Aprendizagem. História Local. Recursos Didáticos.