Pós-graduação em Educação no Ceará: da gênese aos dias atuais (1977-2023)

Autor(a) principal: José Antonio Gabriel Neto

Nas últimas décadas a pós-graduação vem se constituindo como o principal lócus da produção científica nacional. Nesse sentido, em 1966 foi criado o primeiro curso de mestrado em Educação do Brasil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Ceará teve início em 1977 com a criação do mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, este estudo pretende analisar aspectos históricos da criação dos programas de pós-graduação em Educação no Estado do Ceará, problematizando a trajetória desses programas até o ano de 2023. Como metodologia optamos por análise documental e uso de bibliografia especializada no assunto, com artigos sobre pós-graduação em Educação, livros e documentos que tratem de políticas relativas a esse nível de ensino. Os resultados indicam que nos últimos 45 anos o número de programas subiu de 1 (um) para 5 (cinco) e tem trazido impactos significativos para a educação no Ceará e em outros estados, formando recursos humanos das mais diversas filiações teóricas e advindos de licenciaturas e bacharelados de muitas universidades Brasil afora. Entende-se, portanto, que o desafio atual é ampliar o escopo desses cursos para que possam, assim, atender cada vez mais uma demanda crescente por mestres e doutores, em especial na educação escolar no Ceará e em outras localidades.

Palavras-chave: História. Pós-graduação. Educação.