Projeto “Quilombo Mulatos”: experiência de ensino, cultura e pesquisa a partir das narrativas quilombolas

Autor(a) principal: Priscilla Régis Cunha de Queiroz

A presente comunicação tem como objetivo relatar a experiência de ensino, cultura e pesquisa realizada em 2022, que envolveu a coleta de entrevistas de história oral com membros da comunidade quilombola na cidade de Jardim-CE. A Serra dos Mulatos é uma Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ), uma área quilombola autodeclarada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 15 de junho de 2021. A comunidade, em busca de seus direitos e território, estabeleceu uma organização política e fundou a Associação Remanescente de Quilombo Serra dos Mulatos (ARQSM) em 19 de dezembro de 2020. A experiência de campo teve como objetivo promover a integração da cultura no currículo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio das ações da Pró-Reitoria de Cultura (Procult-UFCA). Os depoimentos, registrados em áudio e transcritos, reuniram narrativas dos integrantes do Quilombo Mulatos, abordando temas como as origens da comunidade e suas lutas nas primeiras décadas do século XX, além de evidenciar a construção da memória desses processos ao longo do tempo. A oralidade é um elemento essencial da cultura das comunidades quilombolas brasileiras, pois por meio da tradição oral essas comunidades transmitem conhecimentos e preservam sua história e identidade. Utilizando uma abordagem qualitativa, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, juntamente com entrevistas que destacaram a importância do registro histórico da tradição oral das comunidades remanescentes quilombolas. A íntegra das entrevistas foi disponibilizada à assessoria da ARQSM para ser publicada em um acervo virtual no site da própria comunidade, que está em fase de construção. A coleta de entrevistas permitiu a preservação das narrativas e memórias dos integrantes do Quilombo Mulatos, oferecendo um registro valioso da história da comunidade. Além disso, o trabalho promoveu a integração entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Associação Remanescente de Quilombo Serra dos Mulatos (ARQSM), demonstrando o potencial de parcerias acadêmicas com as comunidades locais. Quanto às conclusões alcançadas a partir desses resultados, observamos que a preservação das narrativas orais fortalece a identidade cultural das comunidades quilombolas, contribuindo para a valorização e reconhecimento de suas tradições. Por fim, concluímos que a integração da cultura quilombola no currículo acadêmico promove a inclusão social e o reconhecimento da diversidade cultural, enriquecendo o ambiente universitário.

Palavras-chave: Quilombo mulatos. História Oral. UFCA.