Proteção e empoderamento de mulheres: desenvolvimento de aplicativo de segurança para celulares e de cursos de formação para rompimento do ciclo de violência

Autor(a) principal: Fernanda Loch

A presente proposta resultou de uma articulação entre o Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividade (LAGEDIS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Departamento de História da UEPG, o Departamento de Informática da UEPG e a Casa da Mulher, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, que atende mulheres em situação de violência. Este projeto, como um todo, tem como objetivos a criação de um aplicativo de celular que possa funcionar de maneira similar ao “botão do pânico” para mulheres em situação de violência, bem como, a organização de oficinas formativas para comunidade interna e externas da UEPG com o propósito de romper o ciclo de violência. Neste trabalho damos enfoque apenas neste segundo objetivo, ou seja, o processo de desenvolvimento das oficinas. As apresentações já foram montadas para graduandos de licenciaturas e para estudantes de ensino médio. A oficina está dividida em três momentos: exposição oral com slides; exibição de documentário; e dinâmica sobre os tipos de violência. Na exposição oral são abordados alguns tópicos relacionados à violência contra a mulher, como por exemplo: O que é a Lei Maria da Penha; os tipos de violência contra a mulher; o que é ciclo de violência; como identificar a violência contra a mulher; e o que fazer em caso de violência contra a mulher. Depois dessa parte mais informativa da oficina, nós temos a exibição de um documentário chamado “As rosas que não se calam”, de livre reprodução, disponível na plataforma Youtube. A última etapa da oficina é a realização de uma dinâmica simples, para incentivar a participação e debate dos alunos sobre os tipos de violência já explicados na exposição oral (violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral). As oficinas já foram realizadas em programas de iniciação do curso de História da UEPG e em colégios estaduais da cidade de Ponta Grossa. O projeto ainda não foi finalizado, portanto, está em fase de desenvolvimento em mais escolas e cursos de graduação.

Palavras-chave: Violência. Mulheres. Formação. Oficinas.